Porque quem chama de Pirata é o Estado

Muitas pessoas não entendem porquê o nome Partido Pirata. É por que queremos piratear tudo? Por acaso queremos que as pessoas usem produtos sem pagar? Vocês não querem que os produtores ganhem pelos seus produtos?

Não, nada disso. Nós apenas nos opomos às barreiras arbitrárias impostas seja pelo Estado, sejam pelas Grandes Corporações ou mesmo devido ao interesse restrito de uma minoria. Pior, qualquer tipo de restrição a uma demanda inflexível da sociedade acaba apenas gerando um mercado negro ou outras distorções.

Foram assim que surgiram vários piratas da História na Europa. Muitos eram comerciantes honestos, donos de navios, que viram, de uma hora pra outra, sua atividade proibida diante de uma decisão arbitrária do Estado, o qual tinha o poder de ditar quem poderia efetuar transações comerciais marítimas.

10438527_844897865581224_6355348986498383_n

Voltando ao século XXI, a câmara dos vereadores de São Paulo decidiu, em velocidade máxima, proibir o aplicativo Uber na cidade.

A única coisa que isso evidencia não é a eficiência dos vereadores da cidade, mas a força dos interesses envolvidos na manutenção do atual modelo, que proporciona um serviço pior, mais ineficiente e mais caro. E isso tanto para os clientes quanto para os motoristas de táxi, que precisam pagar altas taxas que as cooperativas cobram por uma licença.

https://tecnoblog.net/180829/prefeitura-sp-uber-armadilha-apreensao-veiculos/

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/camara-de-sp-aprova-projeto-que-proibe-aplicativo-uber.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/secretario-quer-ajuda-da-pm-e-gcm-para-combater-uso-do-uber-em-sp.html


Leave a Reply

More informationens

PIRATAS-SP no Facebook