O ataque dos partido-bots

No dia 25 de março o Ministro Thomas Traumann pediu demissão da Secretaria de Comunicação após o vazamento de um documento sigiloso em que fazia críticas à comunicação do executivo em resposta à crise.

Apesar da mídia como um todo ter dado muito pouca atenção a esse documento, o seu conteúdo é bastante preocupante, pois mostra como os principais partidos vem utilizando a internet como um meio de legitimar seus discursos e atingir os seus interesses.

psdbptrobo3

Entre outras coisas esse documento afirma:

1) As redes sociais não são um espaço voltado para o diálogo e discussão racional, mas para ataques, palavras de ordem e onde “se prega para convertidos”, pois as pessoas preferem ler notícias que reforçam seu próprio ponto de vista a considerar uma opinião contrária.

2) Sites e blogs ligados aos principais partidos no poder tem sido utilizados extensivamente para replicar notícias de interesse do PT e do PSDB, criando redes de militância virtual.

3) Robôs virtuais teriam sido utilizados durante a eleição tanto pelo PT quanto pelo PSDB para disseminação de propaganda. O documento ainda afirma que cerca de 50 robôs do PSDB continuam sendo utilizados mesmo depois da eleição em outubro e que a mobilização de material pró-impeachment significariam um gasto de quase 10 milhões entre novembro e março.

Essas informações mostram que, principalmente depois de junho de 2013 e do crescente interesse das pessoas pela Política, as Redes Sociais se mostraram aos Partidos como um terreno fértil para a propagação de materiais e peças de propaganda política e um campo lucrativo para agências de publicidade em disputas eleitorais cada vez mais caras financiadas pela corrupção de empresas públicas e privadas.

Embora esse seja um processo quase irreversível agora, basta ver a atual polarização entre tucanos e petralhas nas redes sociais, o Partido Pirata não pretende aderir a essa doutrinação política e continuará sua posição independente de fomentar uma opinião crítica que seja longe do senso comum

Pense fora da caixa, Pense Pirata! ‪#‎pensepirata‬

Acesse o documento original vazado nesse link: onde-estamos


Leave a Reply

More informationens

PIRATAS-SP no Facebook