Debate Político Infantil

Ontem o PSOL anunciou que iria se reunir com o FHC para buscar apoio contra a chamada “Lei da Mordaça” que PROIBE de forma arbitrária a participação de partidos pequenos em debates televisivos, independente da vontade da emissora ou mesmo do desempenho dos candidatos nas pesquisas de opinião.

Foi o suficiente para explodir a Internet e o Twitter com comentários jocosos contra PSOL e FHC, dizendo que eles estavam se vendendo, querendo uma “boquinha” no Fundo Partidário e até mesmo jogando fora suas ideologias, entre outras bobagens.

Isso apenas evidencia o quanto o debate político no país é pobre e mal parece ter saído da Pré-Escola. Política não é meramente um jogo de falar mal do outro, criar rivalidades e marcar posições, mas também envolve a capacidade de criar consensos e de perceber em que pontos os interesses de um determinado grupo podem estar alinhados com o de outro em busca de um objetivo comum.

n-MONTAGEM-LUCIANA-GENRO-large570

Os Piratas são a favor do conceito de Democracia Líquida, que é um processo mais abrangente de criar e desenvolver políticas públicas com a plena participação da sociedade e do conceito de Empoderamento Individual, que envolve a plena participação do indivíduo no processo político, mas é preciso reconhecer que antes será necessário alguns passos a mais em um país com com um Analfabetismo Político tão amplo e crônico como o nosso.

Os Piratas e os grupos progressistas com quem interagimos reconhecem o atraso que o nosso atual Congresso Conservador representa, mas também é preciso reconhecer também o quanto seus membros representam e ao mesmo tempo conseguem explorar tão bem os medos, preconceitos e temores da população.

Os novos meios de tecnologia, assim como os consequentes processos de comunicação mais descentralizados do século XXI podem nos ajudar a combater o atual modelo político extremamente vertical e centralizado que temos no Brasil, mas isso também dependerá muito do preparo e envolvimento da população em um contínuo processo de FORMAÇÃO política, o que envolve obviamente muito mais erros do que acertos à primeira vista.

Temos um longo caminho pela frente nesse processo, mas como diria Fernando Pessoa “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.


Leave a Reply

More informationens

PIRATAS-SP no Facebook